sábado, 31 de dezembro de 2011

Quem segura os brasileiros?

Os bull riders americanos terão competência para acabar com a hegemonia dos brasileiros?

A importância do Brasil na história do Professional Bull Riders é tão grande quanto a dos americanos que o criaram. Em 1994 disputou-se a primeira temporada do campeonato que foi fundado pelos 20 bull riders americanos que estavam descontentes com PRCA, mas foi Adriano Moraes, um brasileiro que conquistou o título, e mais tarde veio a fazer história se tornando o único Tricampeão Mundial da PBR, e o melhor de todos os tempos. Daí já se deu o sinal do futuro domínio brasileiro.
Os americanos óbviamente também tem história, e até maior que a dos brasileiros, pois lendários bull riders passaram por lá e contribuíram para a PBR ser o quê é hoje, e também para a conquista dos 9 títulos nas 18 edições realizadas até agora. Começando com a 'Geração de Ouro' da PRCA que foram os fundadores da PBR como Tuff Hedeman, Ty Murray, Jim Sharp, Cody Lambert, Ted Nuce, Jerome Davis e tantos outros. Depois vieram Gilbert Carrillo, JW Hart, Cris Shivers e Justin McBride, o último "fenômeno" americano da Montaria em Touros que se aposentou em 2008, período em que os americanos ainda brigavam de igual pra igual com os brasileiros.
Depois de 2007 imaginava-se que a categoria e o talento americano estaria a salvo por um bom tempo com surgimento de JB Mauney e Kody Lostroh. E até esteve, até 2009, período em que JB conquistou três vicecampeonatos e Lostroh o título mundial neste último ano. Depois disso o domínio brasileiro foi absoluto, mesmo com o vicecampeonato de Austin Meier em 2010. É bem verdade que JB e Lostroh não estiveram cem por cento fisicamente nessas duas últimas temporadas, principalmente o Campeão Mundial de 2009 que ficou fora de boa parte delas. Em 2012 eles terão novamente a chance de mostrar se ainda têm capacidade de superar os brasileiros.
Além desses dois, devemos acrescentar Austin Meier que foi o melhor bull rider americano nas duas últimas temporadas. Também juntemos a esse time Shane Proctor e LJ Jenkins. O primeiro ficou com a 9ª posição no BFTS, mas poderia ter ido além se não tivesse se machucado logo no início da PBR World Finals. Mas para compensar sua infelicidade, ele conquistou o título mundial da PRCA. Portanto, Proctor é um nome a ser respeitado em 2012. Já Jenkins ficou com a 8ª posição no campeonato, onde também venceu dois eventos. O garoto de 24 anos é mais um nome para se ficar atento.
Resta saber agora se esses cinco americanos terão força para superar o time brasileiro que contém "só" os cinco primeiros colocados de 2011: Sivano Alves, Valdiron de Oliveira, Robson Palermo, Guilherme Marchi e Fabiano Vieira. Além de Renato Nunes, Campeão Mundial de 2010; Paulo Lima, vencedor de dois eventos em 2011; e Rubens Barbosa, o atual "Rookie of the Year". Sem contar os que tão chegando como Edevaldo Ferreira, Eneias Barbosa, Ademir Cândido, Marco Antônio Eguche, Eduardo Aparecido e Lindomar Lino. Terão os americanos a capacidade de segurar os brasileiros? Veremos em 2012, mas no papel eles já perderam de lavada.

Feliz 2012 amigos leitores

Este blog completou seu 4º ano de atividade com mais de 500 post's publicados. Tudo sobre o Built Ford Tough Series, um pouco sobre PBR Brasil, PBR Canadá, PBR Austrália, PRCA etc... Os melhores eventos e campeonatos do esporte Montaria em Touros tiveram seu destaque no 'Short Go'.
Neste período foram quase 70.000 mil visitas, sendo cerca de 40% destas só este ano. Graças ao crescimento deste esporte, e graças a vocês, amigos leitores, este blog também vai conquistando seu espaço por menor que seja.
O ano de 2012 tá logo alí, há poucas horas, e já estamos nos preparando para a próxima temporada do BFTS que começa sexta-feira em Nova Yorque.
Amigos, tenham uma excelente virada, e que o próximo ano seja muito melhor para todos todos nós! E comecem a se preparar, pois o chão já começa a tremer no próximo final de semana "num tar de Madson Square Garden". Bora!!!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PBR anuncia transmissão ao vivo no You Tube

O Professional Bull Riders anunciou hoje a transmissão de alguns eventos ao vivo do Built Ford Tough Series em seu canal na página do You Tube. Serão onze eventos transmitidos, esses que não terão transmissão dos canais de tv CBS, CBS Sports e NBC, NBC Sports, detentoras dos direitos.
A estréia no You Tube acontece no dia 6 de janeiro com a transmissão do round 1 da etapa de Nova Yorque, direto do Madson Square Garden. Já está previsto também cobertura dos eventos de "Des Moines, Uncasville, Billings e Pueblo." Tudo o quê estava disponível anteriormente na PBR TV estará no You Tube: montarias, entrevistas e até eventos na íntegra.
No You Tube acontecem cerca de 3 bilhões de visitas por dia e mais de 800 milhões de todo o mundo por mês. Neste mundo globalizado de hoje onde a internet é o elo de ligação, o Professional Bull Riders acertou em cheio mais uma vez em fechar essa parceria com o maior site de vídeos do planeta.


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Duelo de Titãs: os melhores contra os melhores


Em 2012 os competidores melhores colocados no ranking terão que enfrentar os melhores touros do ranking também

Agora é pra valer! Fazendo uma "alusão" com o UFC, na PBR teremos verdadeiras batalhas em 2012, Cowboys contra os touros, e os melhores contra os melhores.
A partir do ano que vem, os top 15 competidores do campeonato irão montar os top 15 touros. Nos nove eventos que serão transmitidos ao vivo em tv aberta, esse "round especial" acontecerá no lugar do primeiro short go do evento. Os pontos conquistados não serão computados na disputa do evento, mas sim na disputa do campeonato. O dinheiro ganho também será computado na classificação para a Final Mundial.
Nessa disputa serão escolhidos os 15 melhores touros. Sua classificação se dará com o seu desempenho no seu último evento. Assim teremos 1° contra 1º, 2º contra 2°, assim secessivamente... A primeira "batalha" acontecerá no dia 28 de janeiro no evento de Sacramento. Esse sorteio já está definido, pois por ser o primeiro da temporada, a PBR se baseou no ranking de 2011. Assim, logo de cara teremos dois duelos de tremer o chão: Silvano Alves vs. Bushwacker e Valdiron de Oliveira vs. Asteroid. Os dois melhores competidores de 2011 contra os dois melhores touros. Essa é a chance que teremos de ver talvez duas montarias históricas.
Essa é mais uma mudança da PBR em busca da inovação. Com certeza essa iniciativa tem tudo pra dar certo, pois os fãs de Montaria em Touros ou qualquer outro esporte prezam pelo espetáculo. E nesses duelos as chances são grandes de isso acontecer.

Built Ford Tough Series deixa de ser "top 40" para ser "top 35"

Quanto mais espaço na tv, menos competidores na disputa. Este é o preço que o Professional Bull Riders paga por seu crescimento na mídia americana, e exposição na televisão.
O BFTS foi 'top 45' até 2008, passou a ser 'top 40' em 2009, e agora, a partir de 2012 será "top 35". Isso mesmo! Na próxima temporada a elite mundial da PBR será formada apenas por 35 competidores. A mudança será adotada logo após o primeiro corte da temporada, o evento de Baltimore. Nos cinco primeiros eventos, os top 40 do mundo entram na disputa. Mas a paritir de Oklahoma City, o sexto evento da temporada, apenas 35 competidores farão parte do Built Ford Tough Series, o campeonato mundial do Professional Bull Riders.
É quase certeza que essa mudança foi por pressão dos canais de televisão. Em 2012 quatro canais de tv (CBS e CBS Sports, NBC e NBCSports) farão a cobertura do BFTS com transmisão ao vivo de nove eventos na integra em tv aberta. Esses cinco competidores que perderam suas vagas no campeonato darão espaço aos anunciantes, já que na televisão tempo é dinheiro, e alguém terá que pagar essa conta além dos cinco "infelizes" que ficarão fora do BFTS.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O lendário 'Oscar'

Oscar, que antes se chamava "Wirley Gig", começou a competir nos rodeios da PRCA em 1970. O touro Zebú que nasceu em Lockford, na Califórnia, era pequeno e ligeiro, com certeza um dos mais velozes da história quando entrava rodando pra esquerda. Tanto é verdade, que ele é o único touro no mundo a dar dezesseis pulos em oito segundos. Seu talento o eternizou, e o levou a números impressionantes, como o de permanecer invícto nos seus primeiros cinco anos de carreira, onde derrubou mais de cem competidores.
Sua primeira derrota veio a acontecer apenas em julho 1975 no 'Califórnia Rodeo' em Salinas. Um bull rider de Idaho chamado John Davis fez história ao ser o primeiro a permanecer os oito segundos a bordo de Oscar. Mas foi em 1977 no 'Grand National Rodeo' em São Francisco que aconteceu talvez a maior montaria de todos os tempos. O maior campeão da PRCA na Montaria em Touros com oito títulos mundiais Don Gay, somou 97,00 pontos a bordo da lenda. Essa montaria rendeu a Gay o título do evento e o prêmio de 'Montaria do Ano' da PRCA. No ano seguinte, no rodeio de Oakdale na Califórnia, Allan Jordan somou 96,00 pontos.

Apesar de todo o seu talento, Oscar ficou conhecido mundialmente apenas depois do documentário "The Great American Cowboy", neste vídeo abaixo. Na ocasião, um competidor mexicano chamado 'Elias Arriolla' montou o touro onde lhe foi permitido usar as duas mãos, mais ou menos no estilo "sorfete" usado no Brasil antes da chegada da 'corda americana'. O competidor teria que permanecer "apenas" cinco segundos no touro, mas sua montaria durou menos de dois segundos.

Em oito anos de carreira, Oscar obteve 300 saídas com oito paradas apenas. Alguns competidores como John Davis, Randy Majors, Jerome Robinson, Allan Jordan, Guy Barth e Don Gay conseguiram realizar este feito, e consequentemente eternizaram seus nomes neste esporte ao cravarem a lenda. Oscar morreu em 1983, coincidentemente no ano em que seu filho mais famoso 'Oscar Velvet' foi eleito o 'Touro do Ano' pela PRCA.



domingo, 18 de dezembro de 2011

Juízes brasileiros são mais rigorosos em seus critérios de avaliação

O comentarista Thiago Arantes abriu uma discussão interessante em mais uma excelente matéria de sua autoria, onde comparou grandes montarias realizadas no Brasil e nos EUA. Ficou claro pra mim que os juízes brasileiros são mais rigorosos que os americanos.
Mesmo com a mudança postura dos juízes americanos da PBR de um certo tempo pra cá, onde eles também ficaram mais rigorosos em seus critérios de avaliação de uma montaria, lá as notas na casa dos 94,00 pontos ou mais, são mais comuns que na PBR Brasil. Sim, talvez os brasileiros pudessem argumentar que lá o número de grandes touros e competidores são maior, e até melhores, mas montaria em touros é igual em todo o mundo, em uma grande exibição ou desempenho é grande em qualquer lugar, mesmo com critérios e pontos de vista diferenciados.
Pra começar comparemos essas duas montarias da foto. Eneias Barbosa vs. Agressivo e Renato Nunes vs. Chicken on a Chain. Assistindo o vídeo abaixo de Thiago Arantes, fica claro a diferença nos critérios de avaliação onde prova que os juízes brasileiros são mais rigorosos. Renato somou 95,75 pontos, e Eneias somou 93,50 pontos. Critérios são critérios, e cada um tem o seu, mas numa análise supercial notando o desempenho dos touros e competidores, fica claro a diferença já que o desempenho de ambos são no mínimo parecidos, e do mesmo nível.
Na PBR Brasil a maior nota é de 94,00 pontos (a única) onde Fabiano Vieira parou no touro Cama de Gato do Tcholinha em Colorado-PR 2006, primeira etapa da história da PBR Brasil. A maior nota oficial na montaria em touros no Brasil é de 95,00 pontos onde Ronaldo Vítor Tavarez parou no touro Cafú. Se não fosse pelos critérios de avaliação dos juízes brasileiros, poderíamos ter mais notas desse nível na montaria em touros no Brasil, e notas até mais altas.


Morre um dos melhores touros do Brasil

Sonzera faleceu no último dia 10 de dezembro. O touro da Cia de Rodeio LFC Eraldo quebrou a pata numa briga de pasto e não resistiu aos ferimentos. Eleito o Touro do Ano na temporada 2010/2011 pelo circuito Top Team Cup, Sonzera era considerado um dos melhores touros do Brasil. Esta foi uma grande perda para o esporte Montaria em Touros.


Shane Proctor conquista o título mundial pela PRCA

Certamente esta foi a melhor temporada da carreira de Shane Proctor. Campeão de alguns dos maiores rodeios do mundo como Cheyenne Frontier Days e Calgary Stampede. Na PBR encerrou a temporada no top 10, onde poderia ter ido além se não tivesse se lesionado na final. E pra fechar o ano com chave de ouro, conquistou o título mundial pela PRCA superando a maior estrela do campeonato JW Harris, o Tricampeão Mundial.
Shane Proctor somou na temporada $238,248.85mil dólares contra $209,361.27 mil dólares de Harris para ficar com o título. Na WNFR ele também superou o Tricampeão em uma montaria, parou em cinco touros onde somou 399,50 pontos contra 353,50 pontos de Harris que parou em quatro touros. O campeão do evento foi o também competidor da PBR LJ Jenkins. O garoto de Oklahoma parou em seis touros onde somou 501,00 pontos. Ele também faturou $ 45.865,00 mil dólares.
Proctor e Harris poderiam ter tido um desempenho melhor se não pelas lesões. O primeiro competiu com um ombro lesionado, e pra complicar ainda mais quebrou o braço na última montaria da WNFR 2011 a bordo do touro Black Atack. O campeão Mundial deverá ficar fora das arenas pelos próximos 3 meses. Já JW Harris quebrou o pé direito durante a Final, além de já estar com o joelho esquerdo lesionado. Como dizem: "este é os esporte para os brutos!"
Shane Proctor entra para o hall dos Campeões Mundias da PRCA. Mesmo esse título não tendo o peso que já teve como o maior campeonato do mundo, o americano faz história na Montaria em Touros, pois agora todos se referirão a ele como o "Campeão Mundial da PRCA".


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bownds, O'Mara e Proctor, os nomes do round 6

Chandler Bownds, Jacob O'Mara e Shane Proctor. Os três puderam comemorar após a disputa do round 6 da 'WNFR' em Las Vegas

Chandler Bownds, o "Rookie of the Year" da PRCA conseguiu sua segunda parada e sua segunda vitória na WNFR 2011. O novato venceu o round 2 somando a maior nota do evento (91,00 pontos), e ontem venceu o round 6 onde somou 89,00 pontos. Com a vitória faturou $ 17.885,00 mil dólares. Bownds ocupa a 8ª posição na WNFR com 180,00 pontos, e no campeonato está na 5ª posição com $107,427.81 mil dólares.
Outro que pôde comemorar ontem no Thomas & Mack Center foi Jacob O'Mara. Mesmo com uma parada de 83,00 pontos, o americano assumiu a liderança do evento. O'Mara soma em Las Vegas 345,00 pontos com quatro paradas em seis montarias. No campeonato ocupa a 3ª posição com $ 140,456.05 mil dólares.
Já Shane Proctor continua na liderança do campeonato. O americano parou em seu touro somando 86,00 pontos, e JW Harris que vinha se aproximando na disputa pelo título acabou caindo. Com isso, Proctor ampliou sua vantagem de $ 14 mil para cerca de $ 25 mil dólares. Na WNFR ocupa a 4ª posição com 253,50 pontos.
Hoje acontece no Thomas & Mack Center a disputa do round 7. JW Harris reagirá novamente visando a conquista o 4° título consecutivo? Veremos...


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

JW Harris assume a liderança da 'WNFR' e entra na briga pelo campeonato

O Tricampeão pela PRCA JW Harris se aproxima do líder Shane Proctor e consequentemente do quarto título consecutivo

Depois de cinco rounds dipsutados na 51ª edição da 'Wangler National Finals Rodeo' em Las Vegas, JW Harris assume a liderança do evento e diminui a diferença para o líder do campeonato Shane Proctor. Com três paradas em cinco montarias, o Tricampeão soma em Las Vegas 266.00 pontos contra 167,50 pontos de Proctor que ocupa a 6ª posição no evento. Com tudo isso, Harris diminuiu a diferença que era de mais de $ 40 mil para menos de $ 15 mil dólares, restando ainda outros cinco rounds a serem disputados.
JW Harris deu início a sua arrancada no round 3 ao somar 87,50 pontos para ficar com a 3ª posição no round. No dia seguinte, venceu o round 4 com 88,00 pontos a bordo do seu touro. Ontem, venceu novamente o round 5 somando 90,50 pontos, a segunda maior nota do evento até agora. Já Shane Proctor conseguiu parar em seus touros apenas nos rounds 1 e 2 onde somou 84,50 e 83,00 pontos. De lá pra cá o líder do campeonato não parou em mais nada.
Harris está com chances reais de faturar mais um título na Montaria em Touros pela PRCA. Mesmo com o joelho esquerdo torcido, e com o pé direito quebrado, o cowboy do Texas poderá igualar a marca de seu conterrâneo Dick Griffith com quatro títulos pela PRCA.
Hoje acontece a disputa do round 6. O destaque fica por conta do duelo entre o vicelíder do evento Jacob O'Mara montando o touro Iron Horse.

Ranking do Evento
2 5 J.W. Harris 266.0/3 1 C
C
87.50 3/4 88.00 1 90.50 1









3 5 Jacob O'Mara 262.5/3 2 C
86.00 3 88.50 1 C
88.00 2









7 5 Tyler Willis 250.0/3 3 82.50 4 C
83.50 6 84.00 2 C










6 5 Bobby Welsh 242.0/3 4 C
83.50 4 85.50 5 73.00 3 C










5 5 Trevor Kastner 227.5/3 5 77.50 5 C
81.50
68.50 4 C










1 5 Shane Proctor 167.5/2 6 84.50 2 83.00 5 C
C
C










12 5 LJ Jenkins 161.0/2 7 C
82.00 6 C
C
79.00 3









11 5 Chandler Bownds 91.0/1 8 C
91.00 1 C
C
C










4 5 Wesley Silcox 89.5/1 9 C
89.50 2 C
C
C










10 5 Cody Whitney 88.0/1 10 C
C
88.00 2 C
C










14 5 Tate Stratton 87.5/1 11 C
C
87.50 3/4 C
C










9 5 Seth Glause 86.5/1 12 86.50 1 C
C
C
C










13 5 Steve Woolsey 84.0/1 13 84.00 3 C
C
C
C










15 5 Clayton Savage

C
C
C
C
C










8 5 Clayton Foltyn

C
C
C
C
C











Ranking do Campeonato











1 Shane Proctor
Grand Coulee WA




$190,508.45
2 J.W. Harris
Mullin TX




$175,899.73
3 Jacob O'Mara
Prairieville LA




$137,571.43
4 Wesley Silcox
Santaquin UT




$115,264.32
5 Trevor Kastner
Ardmore OK




$96,875.12
6 Bobby Welsh
Gillette WY




$96,102.77
7 Tyler Willis
Wheatland WY




$95,644.18
8 Clayton Foltyn
El Campo TX




$94,220.69
9 Seth Glause
Cheyenne WY




$93,357.46
10 Cody Whitney
Asher OK




$90,203.69
11 Chandler Bownds
Lubbock TX




$89,543.19
12 LJ Jenkins
Porum OK




$81,410.30
13 Steve Woolsey
Payson UT




$80,893.79
14 Tate Stratton
Kellyville OK




$76,506.16
15 Clayton Savage
Cheyenne WY




$69,153.86


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

'Wrangler National Finals Rodeo' começa hoje em Las Vegas

Tudo começou lá, nos EUA. Visando a profissionalização dos cowboys em suas modalidades esportivas, os americanos criaram a 'PRCA' (Professional Rodeo Cowboys Association), em 1936. Esta é considerada a entidade máxima do rodeio mundial. Ela não tem influência sobre as demais associações espalhadas pelo mundo, mas sim, é a inspiração das mesmas.
Em 1960 a PRCA criou a 'NFR' (National Finals Rodeo), ou Finais Nacional, que hoje se chama 'Wrangler National Finals Rodeo'. Esta Final é o maior evento da PRCA onde serão definidos todos os campeões da temporada.
Na WNFR serão disputadas as modalidades Bareback, Bulldog, Laço em Dupla, Sela Americana, Laço em Bezerro, Três Tambores e Montaria em Touros. Esta última, a principal de todas as modalidades, não tem mais o "mesmo peso" depois da criação da PBR, mas sim, ser Campeão Mundial na modalidade Montaria em Touros pela PRCA tem lá seu grau de importância, pois grande parte dos maiores Bull Riders da história foram campeões da PRCA e da NFR.
Que diga JW Harris, o atual Tricampeão na Montaria em Touros pela PRCA talvez tenha o mesmo "status" dos Bull Riders que competem pela PBR. O americano é a maior estrela do campeonato, e nesta temporada está novamente na disputa pelo título apesar de estar na viceliderança atrás de Shane Proctor. Este também teve uma excelente temporada. Na PBR encerrou o ano no top 10. Poderia ter ido além se não fosse pela lesão sofrida no round 2 da 'PBR World Finals'. Em compensação Proctor lidera o campeonato da PRCA com $ 40 mil dólares de vantagem sobre Harris.
Thomas & Mack Center, este local mais que conhecido será o palco da 51ª edição da WNFR. Serão dez rounds disputados, de hoje ao dia 10 de dezembro. Ficaremos de olho, principalmente na Montaria em Touros.

Rank Name City State Earnings
1 Shane Proctor Grand Coulee WA $171,758.45
2 J.W. Harris Mullin TX $131,043.95
3 Wesley Silcox Santaquin UT $101,129.70
4 Jacob O'Mara Prairieville LA $94,879.11
5 Clayton Foltyn El Campo TX $94,220.69
6 Trevor Kastner Ardmore OK $84,759.74
7 Cody Whitney Asher OK $76,069.07
8 Seth Glause Cheyenne WY $75,472.84
9 Bobby Welsh Gillette WY $73,314.31
10 Chandler Bownds Lubbock TX $71,658.57
11 Tyler Willis Wheatland WY $71,124.94
12 Steve Woolsey Payson UT $70,220.71
13 Clayton Savage Cheyenne WY $69,153.86
14 LJ Jenkins Porum OK $67,852.60
15 Tate Stratton Kellyville OK $67,419.62