domingo, 6 de novembro de 2011

Eis o novo Campeão Mundial: Silvano Alves

Aos 23 anos, o brasileiro natural de Pilar do Sul - SP Silvano Alves, entra para o seleto grupo dos Campeões Mundiais da PBR. Além disso, entrou para história como o primeiro 'Rookie Campeão Mundial.' No ano passado Silvano conquistou o título de 'Rookie of the Year', e esse ano o título mundial, fato inédito nessas dezoito temporadas de existência do Professional Bull Riders.
Ele não é um "showman", ele não dá espetáculo em cima de um touro. Pelo contrário: ele é até meio desengonçado em suas montarias. O touro balança ele pra lá, balança ele pra cá, mas dificilmente consegue derrubá-lo. Para se ter uma idéia, ele teve o melhor aproveitamento da temporada e um dos melhores da história da PBR com 69%. Em contrapartida, de todas essas paradas obteve apenas 3 notas na casa dos 90 pontos. Esses números mostram seu estilo: discreto, mas eficiente.
Essa eficiência começou a ser mostrada logo de cara em sua chegada aos EUA no ano passado. Entre janeiro e fevereiro daquele ano, Silvano disputou alguns eventos do 'Touring Pro Division' onde já começou alí mostrar ao mundo seu estilo. Neste período montou 16 touros e parou em 15 nos eventos que disputou. Chamou a atenção de alguns especialistas de lá, que chegaram a dizer que o brasileiro terminaria a temporada entre os cinco melhores do mundo.
O talento de Silvano notado pelos americanos logo na sua chegada, começou a ser comprovado na sua estréia no Built Ford Tough Series em abril de 2010, no evento de Nampa. Silvano venceu o evento parando em todos os touros. O brasileiro repetiu o feito de seu compatriota Agnaldo Cardozo que também conseguiu a façanha de vencer logo em sua estreia na elite da PBR.
Depois de sua grandiosa estreía no top 40 mundial, Silvano disputou mais 16 eventos na temporada 2010 da PBR. Destes, venceu mais dois: Memphis e Uncasville, e ficou em segundo na Final Mundial em Las Vegas. Terminou a temporada na 8ª posição, e conquistou o título de Rookie of the Year. Além disso obteve um aproveitamento de 62,2%, o melhor de 2010, tudo isso em apenas meia temporada. Com isso o multicampeão Ty Murray declarou que Silvano se tornara o maior Rookie da história da PBR.
O maior Rookie da história se tornou também o melhor bull rider em 2011. Silvano Alves venceu o campeonato mundial com 69% de aproveitamento, um dos melhores da história da PBR. O brasileiro disputou todos os 30 eventos da temporada vencendo três deles: Anaheim, Springfield e Columbus. Montou em 100 touros e caiu apenas de 31. Somou 15.742,00 pontos e faturou mais de 1,5 milhões de dólares.
Este é Silvano Alves. Um jovem de 23 anos que saiu do interior de São Paulo para o mundo. Em apenas uma temporada e meia no Built Ford Tough Series chegou ao topo desse esporte conquistando os títulos mais importantes do mundo da Montaria em Touros. Rookie of the Year em 2010, Campeão Mundial em 2011, e mais de 1,8 milhões de dólares no bolso.
O bull rider desengonçado mas eficiente e consequentemente consistente, deu ao Brasil e aos brasileiros o sétimo título mundial no Professional Bull Riders. E neste rítimo ele tem tudo para dar também o oitavo em 2012.


Nenhum comentário: